Resumo

Diante da realidade brasileira de desigualdades sociais, diversas iniciativas públicas e privadas são tomadas, buscando a superação do atual estado. O Programa Segundo Tempo, proposto pelo Ministério do Esporte, busca democratizar o esporte educacional de qualidade para crianças e adolescentes em situação de risco social. Considerando a ginástica geral como uma manifestação que por suas próprias características agrega um valor educacional significativo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a viabilidade de uma proposta gímnica para o Programa Segundo Tempo por meio da ginástica geral no Estado do Ceará. A pesquisa que se caracteriza como quase-experimental (Gressler, 2004), que é o tipo do estudo que verifica o efeito de um método de ensino em turmas previamente estruturadas por algum sistema. Inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base em propostas pedagógicas existentes no país, foi elaborada uma proposta de ginástica geral para o Programa, que foi posteriormente desenvolvida em um dos núcleos da Secretaria de Esportes do Estado do Ceará, com crianças entre 10 e 13 anos de idade. Esse processo teve a duração de 20 encontros, nos quais foram desenvolvidas pelo monitor do núcleo, atividades de ginástica geral objetivando a vivência de elementos corporais, exercícios acrobáticos e exploração de aparelhos. Após o desenvolvimento das aulas, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os alunos e com o monitor, a fim de verificar o significado das aulas de ginástica geral para as crianças, bem como a visão do monitor quanto à viabilidade da proposta. O tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi feito pela análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicaram como principais significados da prática para os alunos, aspectos como socialização, prazer pela atividade e o desenvolvimento corporal. O monitor, a partir dos resultados da entrevista, considera viável o desenvolvimento da proposta pela aproximação entre essa e os objetivos do Programa Segundo Tempo e, aponta aspectos positivos para as crianças como socialização e oportunidade de conhecer uma nova manifestação. Após análise da experiência como um todo, ressalta-se a necessidade de cuidados pedagógicos, relacionados à capacitação dos profissionais que irão atuar diretamente com as crianças e adolescentes, às condições estruturais, bem como aos objetivos e estratégias metodológicas dos núcleos, que devem ser condizentes com a proposta. Dessa forma, concluiu-se este trabalho, considerando viável o desenvolvimento da proposta gímnica de trabalho para o Programa Segundo Tempo por meio da ginástica geral, desde que haja constante acompanhamento dos órgãos responsáveis, bem como atenção aos aspectos citados.

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