Estratégias para inclusão de alunos com deficiência visual adotadas pelos professores de educação física em escolas da rede pública de montes claros
Por Renata Guimarães Barros (Autor), Iara Lúcia Teixeira Ogando Silveira (Autor), Betania Maria Araujo Passos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
A Educação Física Escolar é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades motoras. É onde os alunos podem conhecer sobre o seu corpo, movimentos, além de ter responsabilidade na promoção da união dos alunos e combater a discriminação. No entanto, para alunos que possuem a privação da visão, muitas vezes a vivência e participação nas aulas se torna um desafio, pois além dos aspectos cognitivos, precisam de adaptações para a prática dos esportes. A Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96 (BRASIL, 1996), em um capítulo destinado especificamente à questão dos alunos com necessidades educacionais especiais, destaca a necessidade de que alunos com deficiência sejam atendidos na rede regular de ensino, reforçando o que a Constituição Federal, anos antes, já havia colocado como prerrogativa (BRASIL, 1988). Dessa forma, a presente pesquisa buscou identificar quais são as estratégias utilizadas para promover a inclusão de alunos com deficiência visual pelos professores de Educação Física em escolas da rede pública de Montes Claros – MG. Se trata de um estudo descritivo, de abordagem transversal e análise qualitativa. O processo de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas realizadas com professores e observação das aulas de Educação Física, a análise dos dados foi realizada através da correlação entre a estratégia proposta pelo professor e a participação dos alunos. Os dados parciais revelam que alguns docentes demonstram dificuldade para efetivar a inclusão dos alunos devido à infraestrutura inadequada e ausência de materiais adaptados. Os resultados deste estudo são úteis para identificar quais métodos têm sido utilizados para a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, quais as dificuldades enfrentadas e a eficácia das estratégias utilizadas. Além de colaborar para a criação de novas estratégias de inclusão.