Resumo

A Educação Física Escolar é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades motoras. É onde os alunos podem conhecer sobre o seu corpo, movimentos, além de ter responsabilidade na promoção da união dos alunos e combater a discriminação. No entanto, para alunos que possuem a privação da visão, muitas vezes a vivência e participação nas aulas se torna um desafio, pois além dos aspectos cognitivos, precisam de adaptações para a prática dos esportes. A Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96 (BRASIL, 1996), em um capítulo destinado especificamente à questão dos alunos com necessidades educacionais especiais, destaca a necessidade de que alunos com deficiência sejam atendidos na rede regular de ensino, reforçando o que a Constituição Federal, anos antes, já havia colocado como prerrogativa (BRASIL, 1988). Dessa forma, a presente pesquisa buscou identificar quais são as estratégias utilizadas para promover a inclusão de alunos com deficiência visual pelos professores de Educação Física em escolas da rede pública de Montes Claros – MG. Se trata de um estudo descritivo, de abordagem transversal e análise qualitativa. O processo de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas realizadas com professores e observação das aulas de Educação Física, a análise dos dados foi realizada através da correlação entre a estratégia proposta pelo professor e a participação dos alunos. Os dados parciais revelam que alguns docentes demonstram dificuldade para efetivar a inclusão dos alunos devido à infraestrutura inadequada e ausência de materiais adaptados. Os resultados deste estudo são úteis para identificar quais métodos têm sido utilizados para a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, quais as dificuldades enfrentadas e a eficácia das estratégias utilizadas. Além de colaborar para a criação de novas estratégias de inclusão.

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