Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever, analisar e compreender a experiência pedagógica na formação de formadores do Instituto Superior de Educação Física nº 1 de Buenos Aires Dr. Enrique Romero Brest. A escrita é empreendida a partir de uma análise autoetnográfica da experiência pedagógica docente, entrelaçada pela cultura institucional. É por isso que não me posiciono como um espectador alheio aos fenómenos sociais; Mostro como isso me afetou e como me vejo envolvido no discurso que produzo, fazendo parte da trama e da trama narrativa, um texto vivo e com rosto. As reflexões teórico-emocionais constituem pontos de partida para a formação de um corpo crítico e divergente com o que está historicamente instituído e construído na cultura e na matriz histórica do corpo docente. Consequentemente, aspectos imprevisíveis, formados por acontecimentos que ocorrem fora das rotinas, permitem-nos dar conta de acontecimentos e mudanças inesperadas que modificaram minha situação como professora.

Referências

Acaso, M., Ellsworth, E. e Padró, C. (2011). Aprendendo com o inesperado. Editorial ‎Os Livros da Catarata.

Aisenstein, A. (2009). Ensino escolar de educação física e esportes. Desmontando matrizes. In: AAVV, Educação física e esporte na idade escolar: a virada reflexiva no ensino. Edições Miño e Dávila.

Arón, A. e Neva M. (2004). Clima escolar. Documento de Valores UC. Andrés Bello Editorial. Austin, J. e Hickey, A. (2007). Autoetnografia e desenvolvimento docente. Revista Internacional de Ciências Sociais Interdisciplinares, 2. https://eprints.usq.edu.au/3287/

Bachelard, G. (1976). A Formação do Espírito Científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento objetivo (23ª edição). Editores do Século XXI.

Ball, SJ (1993). O que é política? Textos, trajetórias e caixas de ferramentas. Discurso: Estudos em Política Cultural de Educação, 13 (2), 10-17.

Bárcena Orbe, F., Larrosa Bondía, J., e Mèlich Sangrá, JC. (2006). Pense na educação a partir da experiência. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40(1), 233-259. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11

Cerveja, D. (2008). O dispositivo de formação de professores em educação física: movendo o silêncio: a formação de professores no Instituto Nacional de Educação Física Dr. Enrique Romero Brest entre 1974 e 1976 [Dissertação de Mestrado da FLACSO, Sede Acadêmica Argentina].

Cerveja, D. (2014). A configuração das tradições do Instituto Nacional de Educação Física de Buenos Aires e sua reconfiguração no contexto da última ditadura militar [Tese de doutorado. Sede Acadêmica Argentina].

Bénard Calva, S. (2019). Autoetnografia Uma metodologia qualitativa. Universidade Autônoma de Aguascalientes.

Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (2015). Diário Oficial, N°4648 - 06/01/2015. https://www.sibom.slyt.gba.gob.ar/bulletins/8948.pdf

Bornat, J. (2008). Métodos Biográficos. In: P. Alasuutari, L. Bickman e J. Brannen (Eds.). O Manual Sage de Métodos de Pesquisa Social. Publicações Sábias.

Acessar