Fatores Parentais Associados à Atividade Física em Pré-escolares: a Importância da Participação dos Pais em Atividades Físicas Realizadas Pelos Filhos
Por Rildo de Souza Wanderley Júnior (Autor), Carla Menêses Hardman (Autor), Elusa Santina Antunes de Oliveira (Autor), Anisio Luiz Silva Brito (Autor), Simone Storino Honda Barros (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 2, 2013.
Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar os fatores parentais associados ao baixo nível de atividade física (AF) em crianças pré-escolares. Trata-se de um estudo transversal (base escolar), realizado com uma amostra de 1.042 crianças pré-escolares da cidade do Recife (PE). Um questionário administrado na forma de entrevista face a face com os pais foi utilizado para obtenção de dados demográficos, socioeconômicos, percepção dos pais quanto à importância da AF para a criança, participação em AF com o filho e nível de AF dos pais e das crianças. A análise dos dados foi realizada mediante regressão logística binária, considerando modelagem hierárquica na entrada das variáveis e o baixo nível de AF da criança como desfecho.