Fazeres e Saberes Produzidos Pelos Praticantes do Cotidiano Para a Intervenção da Educação Física nas Etapas Iniciais em Cmei’s de Vitória/es
Por Amanda de Pianti Rosa (Autor), Renata Silva Jorge (Autor), Marcos Vinicius Klippel (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Analisa os fazeres e saberes mobilizados pelos professores̸estagiários para a intervenção da Educação Física nas etapas iniciais da Educação Infantil, focalizando os desafios e as possibilidades encontrados nos contextos de dois CMEIs de Vitória/ES. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza narrativas presentes nos portfólios de Estágio Supervisionado e nos diários de campo de uma ATIF como elementos para reflexão do cotidiano das aulas. A análise dos dados revela que os principais desafios estão relacionados com as mudanças repentinas de humor, as disputas por objetos e o tempo reduzido de atenção nas atividades. Quanto às possibilidades, sobressaem procedimentos metodológicos que reconhecem o protagonismo infantil e utilizam diferentes linguagens e materiais como recurso pedagógico na intervenção com crianças de seis meses a três anos de idade.