FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: perspectivas de especialistas em educação física inclusiva
Por Soraya Dayanna Guimarães Santos (Autor).
Parte de Escola e promoção da saúde. Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância a na adolescência . páginas 171 - 189
Resumo
No Brasil se constata o ingresso de uma quantidade cada vez maior de estudantes com deficiência na Educação Superior. Apesar do crescimento, as pessoas com deficiência ainda representam apenas 0,52% do total de matriculados em cursos de graduação na Educação Superior, com 43.633 estudantes em 2018 (BRASIL, 2018). Com a ampliação das matrículas destes estudantes na Educação Superior se faz necessário o aprofundamento sobre a formação pedagógica de professores universitários na perspectiva de uma Educação Inclusiva. As pesquisas no âmbito da formação destes professores obtiveram pouco aprofundamento nas últimas décadas (SANTOS, 2016). No sentido de pensar a formação desse docente responsável pela educação profissional no nível da graduação é que se estendem as reflexões desse estudo. Estudos, como os de Prietro (2003) e Michels (2008), 172 apontam para a necessidade de discutir o processo inclusivo na formação de professores, de forma a desenvolver o respeito e reconhecimento da diversidade do estudante em todos os seus aspectos.