Resumo

O estudo objetivou analisar a formação de treinadores brasileiros para a atuação profissional no futebol, por meio de publicações em periódicos científicos na última década. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura de cunho qualitativo, cujas buscas foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, nas bases eletrônicas ScientificElectronic Library Onlien (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Red de Revistas Científicas de America Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC). Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, dos 105 artigos identificados inicialmente, cinco foram selecionados para análise. Como pontos relevantes, verificou-se: que a experiência pessoal se sobrepõe à formação acadêmica, embora essa seja considerada importante; que há necessidade de otimizar a oferta de conteúdos específicos para a formação e atuação de treinadores de futebol nos cursos de graduação em Educação Física; e que a formação acadêmica pode melhorar a atuação em questão. A lacuna verificada diz respeito ao baixo interesse dos pesquisadores pelo tema e à necessidade de abordagens propositivas, para além da descrição de realidades específicas.

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