Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os significados que estudantes-professores de um curso de licenciatura em Educação Física do município de São Paulo atribuem a experiência de uma residência docente na sua formação profissional. Participaram 10 estudantes do 5º e 6º semestres, que cursaram as disciplinas de Educação Física na Educação Infantil I e II. Utilizou-se entrevista com grupo focal (n=5) para a coleta de dados. Empregou-se a Análise de Conteúdo Temático Categorial como referência de análise da estrutura interna das categorias e suas relações. Emergiram 4 categorias da análise dos dados. A análise dos resultados aponta que a experiência desta residência docente foi significativa para a formação profissional dos estudantes-professores à medida que entrelaçavam os aprendizados advindos das disciplinas universitárias às situações e problemas vivenciados na escola campo. Ainda, identifica-se a importância da construção de uma base de conhecimentos profissionais que possibilite ao estudante-professor, frente às demandas que a prática profissional impõe, mobilizar conhecimentos para uma ação contextualizada, permitindo a (re)construção da prática para uma ação que está por vir.

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