Resumo
O mundo do trabalho vem sofrendo transformações necessárias à adaptabilidadedo trabalho às demandas do capital em crise. A reestruturação produtiva decorrente da crise dos anos 70, após o capital ter passado seu período de ouro,entre as décadas de 50 e 60, é um elemento fundante para o reajuste das taxas de lucro do referido período através da precariedade das condições de trabalho.O estudo em voga teve como objetivo analisar as características, conceitos e princípios que condicionam a formação em Educação Física das DCNEF e narealidade de uma universidade pública frente a reestruturação produtiva do capital. Metodologicamente com base nas categorias do materialismo histórico dialético (totalidade, contradição e realidade/possibilidades), no método da ascensão do abstrato ao concreto proposto por Kosik (1976) e na técnica de análise de conteúdo categorial temático de Bardin (2011), em documentos e em entrevistas, identificamos elementos de uma formação voltada às demandas do mundo do trabalho no atual contexto. Como resultados percebemos elementos da reestruturação produtiva presente nas análises do material. Elementos superadores se manifestaram, em menor escala e por vezes sem expressar os critérios para tal. E como considerações finais entendemos que a formação em educação física direcionada por dois cursos distintos apresentam uma limitação para que os justifique enquanto de fato diferentes e é gestada em um campo de disputa. Por isso cabe ao conjunto dos estudiosos voltados para os interesses populares se colocar em movimento para tal disputa para que a formação dos trabalhadores não esteja subordinada exclusivamente as demandas do mercado e sim colocar os objetivos do processo educativo pela busca do acesso ao saber sistematizado que a humanidade gerou ao longo de sua história.