Formação profissional em educação física: estudos de gênero na especialização em ginástica rítmica
Por Márcia R. A. Lourenço (Autor), Mário Molari (Autor).
Parte de (Des)encontro de gêneros na ginástica: corpo, educação, formação profissional e esporte . páginas 169 - 185
Resumo
O texto apresenta uma discussão sobre formação profissional em Educação Física, tendo como foco de análise a ginástica rítmica, considerando a universidade como espaço de formação e produção do conhecimento a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. Partindo de uma pesquisa documental (Rudio, 2003) por meio dos trabalhos científicos produzidos na especialização em ginástica rítmica da Universidade do Norte do Paraná/UNOPAR e do projeto pedagógico do referido curso, discorremos sobre a pós-graduação lato sensu, que permite aprofundamento em uma determinada área de conhecimento, levando o/a aluno/a a não somente reproduzir o conhecimento, mas fundamentalmente a produção dele com seriedade e qualidade. Na tentativa de desenvolver atividades adequadas e compatíveis para um melhor desenvolvimento da ginástica rítmica no Brasil, acreditamos ser necessário reforçar as oportunidades ofertadas aos profissionais de Educação Física, em se tratando de estudos específicos, possibilitando a orientação necessária e precisa, para o aprimoramento técnico desportivo e para o conhecimento didático-pedagógico.