Resumo

(1) verificar se a freqüência cardíaca de deflecção (FCd) e o limiar de lactato (LL) indicam a mesma intensidade de exercício e; (2) discutir as ferramentas estatísticas apresentadas na literatura para avaliar a relação entre estas variáveis.
Métodos: Cinco ciclistas (média idade = 22,8 anos; desvio padrão (DP) = 4,3) tiveram a FC d e o LL determinados. LL foi definido como a concentração sanguínea de 4mmol.L-1de lactato. FC d foi determinada pelo teste de Conconi. Os testes de Wilcoxon para dados pareados e o coeficiente de correlação de Spearman foram empregados.
Resultados: Não houve diferença entre a carga média onde ocorreu a FC d (2,8Kp; DP=0,44) e o LL (2,6Kp; DP=0,37) (p=0,279). O coeficiente de correlação entre as duas variáveis foi 0,36 (p=0,553). Em quatro, dos cinco ciclistas, a FC d superestimou a carga do LL. Conclusões: Embora não houve diferença estatisticamente significativa entre a FC d e LL, deve-se considerar que: (a) a FC d pode estar superestimando o LL; (b) a FC d é determinada subjetivamente e deve-se considerar a possibilidade de erro de classificação e; (c) o número baixo de sujeitos impossibilitou a aplicação de testes estatísticos mais apropriados. Por fim, observou-se que grande parte da literatura utiliza coeficientes de correlação para avaliar a concordância entre FC d e LL. Contudo, o coeficiente de correlação não avalia concordância. Estudos com um número maior de sujeitos, os quais permitirão a aplicação das ferramentas estatísticas adequadas são necessários para um melhor entendimento da relação entre FC de LL

Acessar Arquivo