Fundamentos Filosóficos e Antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a Formação de Sujeitos Emancipados, Autônomos e Críticos: o Exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo
Por Mauro Betti (Autor), Jorge Dorfman Knijnik (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Jocimar Daolio (Autor).
Em Movimento v. 20, n 4, 2014. Da página 1631 a 1653
Resumo
Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricar-se com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea..