Gamificação e Educação Física Escolar: Debatendo Conceitos e Compartilhando Possibilidades
Por Antonio Fernandes de Souza Junior (Autor), Thiago Felipe Maia Lisboa (Autor), Alan Queiroz da Costa (Autor).
Parte de Formação Continuada em Educação Física no Diálogo com a Cultura Digital . páginas 91 - 113
Resumo
GAME START: APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA Diante da expansão do ciberespaço, novas formas de relações sociais e culturais tangenciam o cotidiano contemporâneo, ressignificando práticas humanas que possuem uma complexa construção histórica. Uma dessas práticas consiste no jogar, ação complexa e que está presente na própria constituição da cultura, por ser anterior a ela (HUIZINGA, 2001). O pensador francês Roger Caillois (1990), no entanto, adverte que o jogo reflete a própria cultura e, dessa forma, carrega consigo códigos sociais. Considerando ambos os apontamentos dos pensadores citados, compreendemos a importância do jogo na constituição do ser humano, ao mesmo tempo que é perceptível que ele é reflexo dos valores, conhecimentos e técnicas do momento em que vivemos.