Resumo

O objetivo deste ensaio é problematizar o universo das tecnologias de estilo de vida saudável para além dos usos e implicações na dimensão individual, desvelando implicações ético-estruturais próprias da lógica da plataformização. Aciona-se a teoria Ator-Rede, além de conceitos como plataformização e dataficação para pôr em evidência um caso específico de aplicação de tecnologia digital como ilustração de um movimento mais amplo. Ao fim, sugere-se quatro movimentos de resistência para a área de Educação Física frente ao quadro de hiperexposição dos sujeitos usuários de tais aplicações.

Referências

ARAÚJO, Allyson Carvalho et al. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. 1-10, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e002521.

ARAÚJO, Allyson Carvalho et al. Mídia e tecnologia no currículo de Educação Física: um estudo exploratório em diálogo internacional. Currículo Sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1768-1785, 2021b. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.39

ARAÚJO, Allyson Carvalho; CAVALCANTE, Everton. Aproximação de professores de Educação Física com mídia e tecnologia e seus reflexos com relação à pandemia de covid-19. Revista E-Curriculum, v. 21, p. e61515, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515

ARAÚJO, Allyson Carvalho; KNIJNIK, Jorge; OVENS, Alan Patrick. How does Physical Education and health respond to the growing influence in media and digital technologies? An analysis of curriculum in Brazil, Australia and New Zealand. Journal of Curriculum Studies, v. 53, p. 563-577, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2020.1734664

ARAÚJO, Allyson Carvalho; MARQUES, José Carlos; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – apontamentos entre 2009 e 2013. In: RECHIA, Simone et al. (org.). Dilemas e desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2015. p. 331-346.

ARAÚJO, Allyson Carvalho; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas; SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153

ARAÚJO, Allyson Carvalho; OVENS, Alan Patrick; KNIJNIK, Jorge. Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere. Curriculum Studies in Health and Physical Education, v. 14, n. 2, p. 143-160, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/25742981.2022.2072229

BITENCOURT, Elias Cunha. “Coletamos dados para o seu bem” O truque retórico do imaginário sobre o dado digital promovido nos termos de uso, documentos de privacidade e relatórios de investidores da plataforma Fitbit. Texto Digital, v. 16, n. 1, p. 157-182, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p157

BITENCOURT, Elias Cunha. Smartbodies: plataformas digitais, tecnologias vestíveis e corpos remodelados. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021.

BÖHM, Birgit et al. Effects of mobile health including wearable activity trackers to increase physical activity outcomes among healthy children and adolescents: systematic review. JMIR mHealth and uHealth, v. 7, n. 4, p. e8298, 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/mhealth.8298

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Brasília, 2018. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 12 ago. 2023.

CASEY, Ashley; GOODYEAR, Victoria A.; ARMOUR, Katheleen. M. Rethinking the relationship between pedagogy, technology and learning in health and physical education. Sport, Education and Society, v. 22, n. 2, p. 288-304, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1226792

CHAVES, Paula Nunes et al. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, n. 44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 9 jan. 2024.

CHUNG, Arlene E. et al. Tweeting to health: a novel mHealth intervention using fitbits and twitter to foster healthy lifestyles. Clinical Pediatrics, v. 56, n. 1, p. 26-32, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0009922816653385

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DOMIN, Alex et al. Smartphone-based interventions for physical activity promotion: scoping review of the evidence over the last 10 years. JMIR mHealth and uHealth, v. 9, n. 7, p. e24308, 2021. DOI: https://doi.org/10.2196/24308

FONSECA, Fábio Batista et al. Educação Física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1–18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72861

GARD, Michael. eHPE: a history of the future. Sport, Education and Society, v. 19, n. 6, p. 827-845, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2014.938036

GARD, Michael; LUPTON, Deborah. Digital health goes to school: Implications of digitizing children’s bodies. In: TAYLOR, Emmeline; ROONEY, Tonya (org.). Surveillance futures: social and ethical implications of new technologies for children and young people. London: Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315611402

GILLESPIE, Tarleton. Custodians of the internet: platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. New Haven: Yale University Press, 2018.

GOODYEAR, Victoria A. et al. The effect of social media interventions on physical activity and dietary behaviours in young people and adults: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 18, n. 72, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-021-01138-3

GOODYEAR, Victoria A. et al. The influence of online physical activity interventions on children and young people’s engagement with physical activity: a systematic review. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 28, n. 1, p. 94-108, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2021.1953459

GOODYEAR, Victoria A. et al. Guidelines for using social media to inform behaviours related to physical activity, diet, and quality of life. Birmingham, UK: University of Birmingham, 2021. DOI: https://doi.org/10.25500/epapers.bham.00003431

GOODYEAR, Victoria A.; KERNER, Charlotte; QUENNERSTEDT, Mikael. Young people’s uses of wearable healthy lifestyle technologies; surveillance, self-surveillance and resistance. Sport, Education and Society, v. 24, n. 3, p. 212-225, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2017.1375907

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 24, n. 44, p. 25-39, 2015. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p25-39

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

KERNER, Charlotte; GOODYEAR, Victoria A. The motivational impact of wearable healthy lifestyle technologies: a self-determination perspective on fitbits with adolescents. American Journal of Health Education, v. 48, n. 5, p. 287-297, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19325037.2017.1343161

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. São Paulo: Ed. 34, 1994a.

LATOUR, Bruno. On technical mediation - philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge, v. 3, n. 2, p. 29-64, 1994b.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

LEMOS, André. Dataficação da vida. Civitas, v. 21, n. 2, p. 193-202, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39638

LIMA, Hugo Henrique da Silva. Palp-it: implementação do back-end para uma plataforma colaborativa de compartilhamento de gráficos táteis. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação), Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023.

Acessar