Resumo

Introdução: Os treinadores esportivos necessitam desenvolver diversas competências funcionais (CF) ao longo da sua trajetória profissional, dentre elas: Definir Visão e Estratégia (DVE); Moldar o Ambiente (MA); Construir Relacionamentos (CR); Conduzir Práticas (CP); Ler e Reagir ao Campo (LRC); Aprender e Refletir (AR). Em vista disso, a autopercepção sobre as CF tem sido investigada considerando que o desempenho profissional de um treinador não se dá só pelo nível de CF adquirido, mas também pela capacidade de autoavaliar a importância de exercer suas competências. Objetivo: Esse estudo investigou a importância atribuída (IA) sobre as CF de treinadores de rugby em função do tempo de experiência como treinador na modalidade. Métodos: Um questionário sobre as competências funcionais foi aplicado em 23 treinadores de rugby do Brasil [pouco experientes (1 a 5 anos), experientes (5 a 9 anos) e muito experientes (>10 anos)] para analisar em uma escala likert a importância atribuída. Os participantes consentiram em participar do estudo e todos os preceitos éticos foram atendidos (nº 4.619.735). Para verificar a diferença entre os 3 grupos foi realizado o teste Kruskal-Wallis. Resultados: Os achados do estudo apontaram que os treinadores atribuem muita importância para todas CF [mediana(25% - 75%): 5(4 - 5). No entanto, na análise da IA entre grupos de experiência não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das seguintes CF: DVE (H(2) = 0,722, p = 0,697), MA (H(2) = 1,085, p = 0,581), CR (H(2) = 1,8, p = 0,407), CP (H(2) = 1,643, p = 0,440), LRC (H(2) = 2,034, p = 0,362) e AR (H(2) = 4,278, p = 0,118). Conclusão: Identificou - se que as competências funcionais para o desempenho de um treinador são percebidas com muita importância para os treinadores de rugby independente do nível de experiência na modalidade.

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