Importância Atribuída Sobre as Competências Funcionais de Treinadores de Rugby Brasileiros em Função do Tempo de Experiência
Por Amanda Franco da Silva (Autor), Camila Borges Müller (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Os treinadores esportivos necessitam desenvolver diversas competências funcionais (CF) ao longo da sua trajetória profissional, dentre elas: Definir Visão e Estratégia (DVE); Moldar o Ambiente (MA); Construir Relacionamentos (CR); Conduzir Práticas (CP); Ler e Reagir ao Campo (LRC); Aprender e Refletir (AR). Em vista disso, a autopercepção sobre as CF tem sido investigada considerando que o desempenho profissional de um treinador não se dá só pelo nível de CF adquirido, mas também pela capacidade de autoavaliar a importância de exercer suas competências. Objetivo: Esse estudo investigou a importância atribuída (IA) sobre as CF de treinadores de rugby em função do tempo de experiência como treinador na modalidade. Métodos: Um questionário sobre as competências funcionais foi aplicado em 23 treinadores de rugby do Brasil [pouco experientes (1 a 5 anos), experientes (5 a 9 anos) e muito experientes (>10 anos)] para analisar em uma escala likert a importância atribuída. Os participantes consentiram em participar do estudo e todos os preceitos éticos foram atendidos (nº 4.619.735). Para verificar a diferença entre os 3 grupos foi realizado o teste Kruskal-Wallis. Resultados: Os achados do estudo apontaram que os treinadores atribuem muita importância para todas CF [mediana(25% - 75%): 5(4 - 5). No entanto, na análise da IA entre grupos de experiência não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das seguintes CF: DVE (H(2) = 0,722, p = 0,697), MA (H(2) = 1,085, p = 0,581), CR (H(2) = 1,8, p = 0,407), CP (H(2) = 1,643, p = 0,440), LRC (H(2) = 2,034, p = 0,362) e AR (H(2) = 4,278, p = 0,118). Conclusão: Identificou - se que as competências funcionais para o desempenho de um treinador são percebidas com muita importância para os treinadores de rugby independente do nível de experiência na modalidade.