Resumo

O Transtorno do Espectro Autista - TEA definido como transtorno do neurodesenvolvimento, é caracterizado como “prejuízo” persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades” e inicia-se nos primeiros anos de vida. Objetivo: Este estudo investigou a inclusão de alunos com TEA na Educação Física Escolar. Método: Trata de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e transversal. Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física de escolas estaduais do município de Bocaiuva -MG. O instrumento utilizado foi um questionário contendo sete questões fechadas, com 4 quatro opções de respostas, sendo aplicado de forma presencial. Foi feita uma análise descritiva dos dados coletados. Resultados: Foi verificado que uma maioria dos avaliados (80%) informaram que os alunos com TEA participam de forma ativa das aulas de educação física com frequência. De forma negativa, somente 40% dos professores informaram fazer adaptações nas suas aulas para os alunos com TEA. Foi informado pelos pesquisados que em média 50% possuem níveis baixos do transtorno, 30% médio 20% tem um grau alto de TEA. Conclusão: Os resultados nos permitem concluir que existe uma boa participação dos alunos com TEA nas aulas de educação física, e que os professores tem uma segurança maior para dar aulas para estes alunos, sendo essa segurança criada devido o tempo de trabalho com os mesmos e não durante a sua formação.

Referências

ALVES, F.R.F. Desafios e mudanças: uma proposta de programas de exercícios físicos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pós Graduação Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, 2014.

CELESTINO, A.N. Transtorno do Espectro Autista e Educação Física no Contexto Escolar: Possibilidades e desafios. Monografia(Psicologia). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horionte-2020.

MOMMAD, M. L. A História Da Educação Física Escolar No Brasil: Leis e Decretos Norteadores. Horizontes-Revista de Educação, v.9, n.16, p.1-12, 2020.

OLIVEIRA, J.A. Educação Física Escolar Inclusiva e Alunos Com Transtorno Do Espectro Autista. Monografia (Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-2022.

ROSSI-ANDRION, P.; et al. Transtorno Do Espectro Autista e Educação Física Escolar: Revisão Sistemática De Literatura. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.22, n.1, p.175-194, 2021.

SANTOS, M. K. F.; et al. O Benefício da Natação no Tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no Instituto Espaço Vida no município de Vitoria de Santo Antão-PE. Brazilian Journal of Development, v.6, n.6, p. 35738-35748, 2020.

SCHMIDT, C.; NUNES, D. R. P.; PEREIRA, D. M.; OLIVEIRA, V. F.;NUERNBER, A. H.; KUBASKI, C. Inclusão Escolar e Autismo: Uma Análise Da Percepção Docente e Práticas Pedagógicas. Psicologia: teoria e prática, v.18, n.1, p.222-235, 2016.

SILVEIRA, N. M. G.; SANTOS, L. K. F.; STASCXAK, F. M. Os desafios das crianças com autismo à educação inclusiva. Ensino em Perspectivas, v.2, n.4, p.1-12, 2021.

SUNAKOZAWA, V.R.M; VIDOTTI,L.I.S,Z.M. Autismo: importância do diagnóstico precoce. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v.5, n.2, p.05-11, Set, 2020.

WEIZENMANN, L.S.; PEZZI, F.A.S.; ZANON, R.B. Inclusão escolar e autismo: Sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional. v.24, n.e217841, p.1-8, 2020.

ZIEMBA, M. F.; REIS, M. S. Educação Física Escolar e Suas Contribuições Para Os Alunos com Transtorno do Espectro Autista.2022. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/781/ZIEMBA%2c%20Mariluci%20Ferreira.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20/09/23.

Acessar