Inclusão, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença O que dizem as pesquisas?
Por Michele Pereira de Souza Fonseca (Autor), Maria Luíza Mendes Santos (Autor), Samara Silva (Autor), Monique Corte (Autor).
Resumo
Neste artigo objetivamos mapear as produções que articulam inclusão, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença e quais ênfases apresentam, especialmente na área da Educação Física, porém nos permitimos olhar também para quais outras áreas tem se preocupado com essas relações em suas pesquisas. As buscas foram feitas no Scielo por congregar artigos de diferentes revistas em circulação, propondo assim, um Estado do Conhecimento (Santos, et al., 2020) ao optarmos por uma análise detalhada em um setor de publicações. De 46 produções encontradas, diversos marcadores sociais da diferença aparecem em interseção, mas sobretudo, notamos ênfases em gênero, raça e classe e pouca presença das questões vinculadas à deficiência. Na Educação Física essa discussão tem crescido nos últimos anos, mas ainda é pequena. Essas produções, apesar de pouco para um recorte de 10 anos em uma base de dados, representam um número importante por demonstrar preocupação com um tema candente socialmente.
Referências
AUAD, Daniela; CORSINO, Luciano. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolar. Revista estudos feministas, v. 26, n.1, p. 1-13, 2018.
ALMEIDA, Ana; FRANÇA, Luara; MELO, Anna. Diversidade humana e interseccionalidade: problematização na formação de profissionais da saúde. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 25, p. 1-12, 2021.
ARTES, Amélia; UNBEHAUM, Sandra. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educação e pesquisa, v. 47, p. 1-23, 2021.
AGUIÃO, Silvia. Quais políticas, quais sujeitos? Sentidos da promoção da igualdade de gênero e raça no Brasil (2003-2015). Cadernos Pagu, n. 51, p. 1-13, 2017.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.
BARBOSA, Jeanine et al. Interseccionalidade e violência contra as mulheres em tempos de pandemia de covid-19: diálogos e possibilidades. Saúde e sociedade, v. 30, n. 2, p. 1-13, 2021.
BIDARTE, Marcos; CANTO, Lucas; RODRIGUES, Maria. Travestis e transexuais na reportagem especial do Fantástico: as unidades prisionais masculinas não são o “show da vida”. Organizações & sociedade, v. 30, p. 45-75, 2023.
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2012.
BONELLI, Maria da Gloria. Docência do direito: fragmentação institucional, gênero e interseccionalidade. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 163, p. 94-120, 2017.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329-376, 2006.
BRANDÃO, Elaine; CABRAL, Cristiane. Justiça reprodutiva e gênero: desafios teórico-políticos acirrados pela pandemia de Covid-19 no Brasil. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 25, p. 1-16, 2021.
BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Presidência da República. Brasília, DF, 2023.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Presidência da República. Brasília, DF, 2012.
BRITO, Leandro Teofilo de; DA SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço. “É preto, é bicha e que depende de ajuda de custo do clube”: intersecções da diferença no contexto do esporte. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 22, p. 1-10, 2022.
CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.
COELHO JÚNIOR, Pedro Jaime; HEIN, Audrey. Gênero, raça e diversidade: trajetórias profissionais de executivas negras. Organizações & sociedade, v. 28, p. 265-293, 2021.
COLLINS, Patricia Hill.; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
CLETO, Mirna; COVOLAN, Nadia; SIGNORELLI, Marcos Claudio. Mulheres-mães em situação de violência doméstica e familiar no contexto do acolhimento institucional de seus (as) filhos (as): o paradoxo da proteção integral. Saúde e sociedade, v. 28, p. 157-170, 2019.
DALPIAN, Paulo Roberto Chaves; SILVEIRA, Teniza da. Locais de mercado, diversidade e exclusão interseccional. Cadernos ebape.br, v. 18, n. 2, p. 377-390, 2020.
DANTAS, Eder et al. Suicídio de mulheres no Brasil: necessária discussão sob a perspectiva de gênero. Ciência & saúde coletiva, v. 28, n. 5, p. 1469-1477, 2023.
DORNELLES, Priscila Gomes; POCAHY, Fernando Altair. "Prendam suas bezerras que o meu garrote está solto!" Interseccionando gênero, sexualidade e lugar nos modos de subjetivação regionais. Educar em revista, ed. esp., n. 1, p. 117-133, 2014
ESPÍRITO-SANTO, Giannina do et al. Desigualdades interseccionais nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física. Educação e pesquisa, v. 49, p. 1-18, 2023.
FELTRIN, Rebeca; SANTOS, Diego; VELHO, Lea. O papel do Ciência Sem Fronteiras na inclusão social: análise interseccional do perfil dos beneficiários do programa na Unicamp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 1, p. 288-314, 2021.
FERNANDES, Saulo; GALINDO, Dolores; VALENCIA, Liliana. Identidade quilombola: atuações no cotidiano de mulheres quilombolas no agreste de Alagoas. Psicologia em estudo, v. 25, p. 1-15, 2020.
FERRAZ, Daniel; TOMAZI, Micheline; SESSA, Ariel. As mortes de Matheusa em uma notícia do Estadão: estudos interseccionais sobre preconceito, discriminação e violência física em relação à diversidade de gêneros. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 19, n. 4, p. 927-958, 2019.
FERREIRA, Andreza et al. Diferenças e interseccionalidades nas organizações: análise das representações de líderes nos filmes amor sem escalas, o diabo veste prada e um senhor estagiário. Revista eletrônica de administração, v. 26, p. 819-850, 2021.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da.; BRITO, Leandro Teófilo de. Por uma perspectiva inclusiva na Educação Física escolar. In: CARVALHO, Rosa Malena de Araújo; PALMA, Alexandre; CAVALCANTI André dos Santos Souza (Org.). Educação física, soberania popular, ciência e vida. Niterói, RJ: Intertexto, 2022.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Formação Docente em educação física na e para perspectiva inclusiva: reflexões sobre Brasil e Portugal, Revista Aleph, p. 42-74, 2021.