Iniciação Científica e Formação de Professores: Um Estudo Sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília
Por Pedro Fernando Avalone Athayde (Autor), Hadamo Fernandes de Souza (Autor), Jorge Vinícus de Sousa (Autor), Jonatas Maia da Costa (Autor).
Resumo
Inspirado pelo debate da formação em educação física e diante da necessidade de apresentar parte da realidade do curso de licenciatura da Universidade de Brasília, o artigo teve como objetivo levantar dados acerca dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Procurou-se selecioná-los entre 2016 e 2019, período que abarca a totalidade dos TCC produzidos no curso. Foram encontrados 116 trabalhos, sendo que 55,2% correspondem à temática da educação física escolar. Classificados segundo as categorias da fundamentação, intervenção e diagnóstico/descrição, os trabalhos relacionados à educação física escolar se apresentam desequilibrados, de forma que aproximadamente 70% correspondem a trabalhos de diagnóstico/descrição da realidade. Tal desequilíbrio e o pouco interesse dos estudantes no desenvolvimento por trabalhos de fundamentação teórica e de intervenção pedagógica conflitua com a tradição científica da educação física escolar de forma que tais resultados põe dúvidas sobre os vínculos dos estudantes com o foco de atuação requerido pela licenciatura.