Sobre
A concepção de um livro inicia com o pressuposto da escolha do tema e seu eixo norteador. O tema “Jogos Desportivos: Formação e investigação” está sintonizado com o momento desportivo atual brasileiro, o qual sediará dois grandes eventos mundiais: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. Eventos que têm influenciado diretamente o desenvolvimento econômico, político e social dos países que os sediam. O eixo norteador deste livro vai para além do legado destes eventos em termos de instalações e infraestrutura esportivas, o legado será acadêmico e científico! Delineado o eixo norteador, o passo seguinte foi selecionar o perfil dos autores. Esta obra envolve a participação de professores universitários com disponibilidade e competência para cooperar na difusão de novos conceitos, que se enraízam na conduta ética, na proposição de desafios para o ensino e a formação de profissionais envolvidos com a teoria/prática dos jogos desportivos.
Sumário
-
Página
20 -
O esporte como manifestação da Cultura Corporal do Movimento
Por Adroaldo Gaya Anelise Gaya
Página
42 -
Pathways to expertise in team sport
Por Jean Côté
Página
60 -
Página
80 -
Perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo
Por Isabel Mesquita
Página
104 -
Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e na aprendizagem dos jogos esportivos coletivos
Por Alcides José Scaglia Riller Silva Reverdito Larissa Galatti
Página
134 -
Metodologias de ensino dos esportes no programa segundo tempo
Por Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Claudio Kravchychyn
Página
172 -
O ensino do esporte na perspectiva educacional: o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano
Por Lucídio Rocha Santos
Página
186 -
Monitoramento da distância percorrida no futebol
Por Juliano Fernandes da Silva Anderson Santiago Teixeira Carlo Castagna
Página
206 -
Avaliação da cognição no futebol: limitações e avanços científicos
Por Israel Teoldo da Costa Felippe Cardoso
Página
226 -
Desafios da avaliação psicológica em jogos esportivos coletivos
Por Lenamar Fiorese Vieira Maria Regina Ferreira Brandão . José Roberto Andrade do Nascimento Junio Juarez Vieira do Nascimento
Página
248 -
Avaliação do desempenho técnico-tático em modalidades esportivas coletivas
Por Michel Angillo Saad Carine Collet Larissa de Jesus Vicente Valmor Ramos Juarez Vieira do Nascimento
Página
268 -
O papel das comunidades de prática na formação da identidade profissional do treinador de desporto
Por Isabel Mesquita
Página
287 -
A formação do profi ssional especializado em esporte: o que se espera de um treinador de categorias de base?
Por Dante De Rose Junior
Página
346 -
A formação do profissional especializado em esporte: o que se espera de um treinador de categorias de base?
Por Dante De Rose Junior
Página
346 -
Desafios na formação de treinadores de jovens
Por Rui Resende
Página
360 -
Socialização profissional e a construção da identidade de treinadores esportivos
Por Michel Milistetd Juarez Vieira do Nascimento Isabel Mesquita Gelcemar Farias Veruska Pires
Página
386 -
Jogos Desportivos Coletivos: a ação tática está na mente do jogador ou no contexto da situação?
Por Fernando Tavares
Página
410 -
A propósito do desenvolvimento, da identificação e da atualização do talento para treinar e jogar futebol
Por Júlio Garganta
Página
464 -
Capacidade de jogo e aprendizagem tática nos modelos de ensinoaprendizagem incidental
Por Pablo Juan Greco
Página
486