Jogos digitais, práxis pedagógica e educação midiática: reflexões e possibilidades na Educação Física Escolar
Por Alan Queiroz da Costa (Autor), Thamires Lucena da Silva (Autor), Paulo André Silva (Autor), Danielle Cristina Pacheco dos Santos (Autor), Luann Gabriell Pontes Da Silva (Autor).
Resumo
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Jogos Digitais passaram a ser conteúdo obrigatório da Educação Física. Diante das dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em relação a recursos tecnológicos e acesso à cultura digital, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso dos Jogos Digitais nas aulas de Educação Física, a partir de uma práxis pedagógica que possibilitasse o acesso dos estudantes à cultura digital. Desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), estabeleceu como objetivos específicos: 1) Examinar documentos oficiais, identificando a temática dos Jogos Digitais na Educação Física e a cultura digital a partir da Mídia-educação; 2) Analisar estudos sobre o uso dos Jogos Digitais nas aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e sua relação com a práxis pedagógica; 3) Analisar dissertações do PROEF sobre Jogos Digitais à luz da Mídia-educação. A pesquisa foi qualitativa, com revisão sistemática baseada no protocolo PRISMA em artigos científicos, dissertações e documentos oficiais (BNCC e Currículo de Pernambuco). Para análise, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010). Constatou-se que as três dimensões da Mídia-educação — educar com, sobre e através das mídias (Fantin, 2011) — representam caminhos para práticas pedagógicas transformadoras e de acesso à cultura digital. Embora ainda predomine o uso instrumental dos jogos digitais, observa-se crescimento de propostas que promovem reflexão e criatividade. Concluiu-se que o PROEF tem contribuído para mudanças na atuação docente e que a formação inicial e continuada deve incluir a educação midiática..
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