Resumo

O presente artigo discute a relação entre cultura e Educação Física nos contextos argentino, chileno e colombiano por meio da colaboração de professores-pesquisadores a partir do envio de questionários. Adensam esta análise o diálogo com a literatura, o acesso a documentos educacionais governamentais e a informações disponíveis em sites institucionais das universidades. Os resultados apontam para relações incipientes e periféricas entre a cultura e a Educação Física na produção de conhecimento e no campo escolar dos países investigados, as quais tendem a ser potencializadas a partir de interesses emergentes de pesquisadores que têm intensificado o diálogo com as ciências humanas e sociais no intuito de contribuir
com a área.

Referências

1. Martín-Barbero J. La crisis de las profesiones en la sociedad del conocimiento. Nómadas. Abr. 2002; 16(2):177-81.
2. Lopes BR. A cultura na produção de conhecimento da educação física brasileira: centralidade ou periferia? [Dissertação de Mestrado]. Maringá (PR): Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina; 2013.
3. Bracht V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister; 1992.
4. Betti M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí; 2009.
5. Daolio J. Educação física brasileira: autores e atores da década de 1980. Campinas: Papirus; 1998.
6. Daolio J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados; 2004. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
7. Moreira TS, Silvan SMS, Silva MM, Souza DL. Os conceitos de “cultura esportiva” e “habitus esportivo”: distanciamentos e aproximações. Educ Física Cienc. Jun. 2016; 18(1): e2002.
8. Pires GL. Cultura esportiva. In: Fensterseifer P, González F, organizadores. Dicionário crítico da Educação Física. Ijuí:Unijuí; 2005. p. 172-174.
9. Pereira FM. Dialética da cultura física: introdução crítica da educação física, do esporte e da recreação. São Paulo:Ícone; 1988.
10. Bracht V, Crisório R, organizadores. A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafi os e perspectivas. Campinas, SP; Rio de Janeiro: Autores Associados; PROSUL; 2003.
11. Silva AM, Bedoya VM, organizadores. Formação profissional em Educação Física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paço Editorial; 2015.
12. Matiello JR, Capela P, Breilh J, organizadores. Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde. Florianópolis: Copiart; 2010.
13. Universidad Nacional del Comahue (Argentina) [homepage na internet]. [acesso em 13 fev. 2013]. Disponível em: http://www.uncoma.edu.ar/.
14. Universidad Nacional de La Plata (Argentina) [homepage na internet]. [acesso em 13 fev. 2013]. Disponível em: http://www.unlp.edu.ar/historia/.
15. Universidad de Santiago de Chile (Chile) [homepage na internet]. [acesso em 12 fev. 2013]. Disponível em: http://www.usach.cl/historia-la-universidad-santiago.
16. Universidad de Atacama (Chile) [homepage na internet]. [acesso em 12 fev. 2013]. Disponível em: http://www.uda.cl.
17. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile) [homepage na internet]. [acesso em 12 fev. 2013]. Disponível em: http://www.umce.cl/.
18. Universidad de Antioquia (Colombia) [homepage na internet]. [acesso em 10 fev. 2013]. Disponível em: www.udea.edu.co
19. Universidad Pedagogica Nacional (Colombia) [homepage na internet]. [acesso em 10 fev. 2013]. Disponível em: http://www.pedagogica.edu.co/index.php#.
20. Alves PC, organizador. Cultura: múltiplas leituras. Bauru-SP; Salvador: Edusc; Edufba; 2010.
21. Bedoya VAM, Fernández JFT, Ortega KEZ, Bernal JCM. Caracterización de la formación profesional en educación física, deporte y recreación en Colombia. In: Silva AM, Bedoya VAM, organizadores. Formação profissional em Educação Física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paço Editorial; 2015. p. 95-117.
22. Crisório R, Campomar G, Medina JC, Bidegain LR. Acerca de la formación em educación física en la República Argentina. In: Silva AM, Bedoya VM, organizadores. Formação profissional em Educação Física na América Latina:encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paço Editorial; 2015. p. 19-36.
23. Argentina, Ministerio de Educación [documento na internet]. Profesorado de Educación Física. Recomendaciones para la elaboración de diseños curriculares. Ministerio de Educación; 2009 [acesso em 11 nov. 2016]. Disponível em: http://repositorio.educacion.gov.ar/dspace/bitstream/handle/
123456789/96390/EL002807.pdf?sequence=1.
24. Améstica MC, Ávalos PM. La formación de los profesores en Chile: un estado del arte…. In: Silva AM, Bedoya VM, organizadores. Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí:Paço Editorial; 2015. p. 77-94.
25. Chile, Ministerio de Educación [documento na internet]. Bases curriculares 2013: Educación Física y Salud. 2013 [acesso em 23 out. 2016]. Disponível em: http://www.docentemas.cl/docs/2014/Segundo%20Ciclo/Bases%20curriculares%20Educacion%20Fisica%20y%20Salud%20-%20Decreto%20N433.pdf.
26. Araya-Cortez E, Carlier G. L’ Éducation Physique chilienne: entre la tradition et le changement. Staps. 3/2005(69):119-34.
27. Doña AM, Jiménez GR, Gálvez CP. La educación física em Chile: análisis crítico de la documentación ministerial. Rev Bras Ciênc Esporte. Abr./Jun.2014; 36(2):411-27.
28. Colombia. Ministerio de Educación Nacional [documento na internet]. Serie lineamientos curriculares: Educación Física, Recreación y Deportes, s/d. [acesso em 14 out. 2016]. Disponível em: http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-339975_recurso_10.pdf.
29. González FJ. La producción de conocimiento en las instituciones de formación inicial en Educación Física: reflexiones en el contexto del sistema de enseñanza superior de Argentina. Educ Física Deporte. 2010; 29(1):117-28.
30. Duque LJU. Un análisis parcial a la producción acadêmica en el campo profesional de la Educación Física en Colombia. Rev Bras Ciênc Esporte. 2012; 34(1):127-48.
31. Moreno DA, Poblete GC, Bernal QG. Profesorado de educación física: un viaje acrítico desde la universidad a la institución escolar. Educ Física Deporte. 2014.
32. Doña AM, Gálvez CP. La educación física chilena y su profesorado: proponiendo algunos retos para la investigación en el área. Retos. 2015; 28:291-6.
33. Gallo LE. Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Rev Bras Ciênc Esporte. 2016 [acesso em 05 dez. 2016]; Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.
34. Gallo LE. Expresiones de lo sensible: lecturas en clave pedagógica. Educ E Pesqui. 2014; 40(1):197-214.
35. Villa ME. O corpo na educação física escolar. In: Bracht V, Crisório R, organizadores. A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas, SP; Rio de Janeiro: Autores Associados; Prosul; 2003. p. 179–88.
36. P1AR. Docente na Universidad de la Plata e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Argentina; 22 jul. 2013.
37. P2AR. Docente na Universidad Nacional de Comahue e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Argentina; 18 mar. 2014.
38. Scharagrodsky PA. El sistema argentino de educación física. Entre el cientifi cismo, la higienización, el eclecticismo y la argentinidad. Rev Bras Ciênc Esporte. 2015; 37(2):158-64.
39. Ceballo M, Fernández M, Ledesma A, Martins F, Mattoza G, Podlubne A. Desandando las prácticas pedagógicas cotidianas de Educación Física: una búsqueda de sus sentidos. Lect Educ Física Deport. Dez. 2002; 8(55):1–5.
40. Villa ME. Las concepciones de la Educación Física. Educación Física y Ciencia. Educ Física Cienc Mem Acad Repos Inst Fac Humanidades Cienc Educ Univ Nac Plata. 1997;3(2):25-32.
41. Cachorro G. Cultura escolar e educação física: uma abordagem etnográfica. In: Bracht V, Crisório R, organizadores. A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas, SP; Rio de Janeiro: Autores Associados; Prosul; 2003. p. 223-48.
42. P1CL. Docente na Universidad de Atacama e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online.
Chile; 23 set. 2013.
43. P2CL. Docente na Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Chile; 18 jul. 2013.
44. P3CL. P3CL. Docente na Universidad de Santiago de Chile e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Chile; 19 ago. 2013.
45. Canclini NG. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Editorial Grijalbo S.A.; 1990.
46. Chile, Ministerio de Educación. [decreto na internet]. Objetivos Fundamentales y Contenidos Mínimos Obligatorios de la Educación Básica y Media (Decreto 220). Chile; 1998 [acesso em 23 out. 2016]. Disponível em: www.ibe.unesco.org/curricula/chile/cl_al_fw_2009_spa.pdf.
47. P1CO. Docente na Universidad de Antioquia e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Colômbia; 17 jul. 2013.
48. P1CO. Docente na Universidad de Antioquia e participante da pesquisa por meio de complementação de dados do questionário por entrevista online. Colômbia; 30 set. 2013.
49. P2CO. Docente na Universidad Pedagogica Nacional e participante da pesquisa por meio do envio de questionário online. Colômbia; 10 set. 2013.
50. Honneth A. La sociedad del desprecio. Madrid: Trotta S.A.; 2011.
51. Peña NM, Echeverri LGJ. Imaginarios del joven colombiano ante la clase de educación física. Rev Latinoam Cienc Soc Niñez Juv. 2005; 3(2):175-212.
52. Cuartas LAH, Tibaunzo JR. Deporte y escuela en Colombia. Act Física Cienc. 2013; 5(1):1-16.
53. Silva SS, Tortola ERC, Lara LM, Montenegro J. Dimensões da educação física escolar colombiana e incursões pela tematização da cultura e qualidade na educação. Cuerpo Cult Mov. 2015; 5(1):35–56.
54. Camargo DA. La cultura física y el deporte: fenómenos sociales. Rev Fac Nac Salud Pública. 2013; 31(1):116-25.

Downloads

PDF

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Lara, L. M., Starepravo, F. A., Souza, V. de F. M. de, & Miranda, A. C. M. de. (2020). Leituras da relação entre cultura e Educação Física: interlocuções com pesquisadores na Argentina, no Chile e na Colômbia. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(3), 483-497. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/175260

Acessar