Linguagem e Educação Física: Algumas Considerações Sobre o Currículo Cultural
Por Adriana de Faria Gehres (Autor), Marcos Garcia Neira (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2020.
Resumo
A Educação Física oficialmente se situa na área Linguagens, tal como indicam os documentos curriculares mais recentes. Com a intenção de agir sobre um possível novo movimento de instrumentalização do componente curricular baseado na linguagem, neste artigo nos propusemos a dialogar com a perspectiva cultural da Educação Física, assumidamente inspirada no pós-estruturalismo. Para tal, investimos no encontro com a literatura que discute a proposta, mais especificamente um texto que debate o posicionamento da Educação Física na área de Linguagens e Códigos. Por meio de um choque dos argumentos que discutem a representação e a materialidade das linguagens, mostramos que no currículo culturalmente orientado da Educação Física não há possibilidade de reconhecimento, reprodução, interpretação ou aplicação. O que há é sempre intervenção, ação e produção com o que está a acontecer.