Linguagem e Educação Física: Reflexões a Partir da Ginástica
Por Luciana Venâncio (Autor), Eduardo Augusto Carreiro (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Zenaide Galvão (Autor), Laércio Schwantes Iório (Autor), Luiz Alberto Lorenzetto (Autor), Sara Quenzer Matthiesen (Autor), Alessandra Andrea Monteiro (Autor), Irene Conceição Andrade Rangel (Autor), Luiz Henrique Rodrigues (Autor), Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Luiz Sanches Neto (None).
Resumo
Com a reforma curricular no Ensino Médio brasileiro, quando da promulgação da LDB/1996 e das DCNs/1998, a Educação Física passou a fazer parte da área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, ao lado das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Informática e Arte. O objetivo deste trabalho foi apontar, através de revisão de literatura, as possibilidades de compreender a Ginástica, seus gestos, seus movimentos e suas diferentes manifestações como uma linguagem presente no mundo contemporâneo.