Linguagens e Educação Física na Bncc: Uma Análise a Partir das Habilidades Prescritas
Por Nathalia Dória Oliveira (Autor), Dandara Queiroga de Oliveira Sousa (Autor), Antonio Fernandes de Souza Junior (Autor), Rayanne Medeiros da Silva (Autor), Allyson Carvalho de Araújo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 43, n 1, 2021.
Resumo
O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.