Resumo
A promoção da educação integral, em tempo integral, com foco na infância e na juventude tornou-se uma tendência perceptível desde as últimas décadas do século XX prolongando-se pelo nosso século. Na literatura acadêmica do campo da Educação Física encontramos um denso discurso sobre o papel do esporte no desenvolvimento integral daqueles que o praticam. Por outro lado, pouco se tem produzido sobre a formação integral tendo o esporte como pano de fundo, principalmente sob o ponto de vista dos significados atribuídos pelos sujeitos. O objetivo desse estudo é compreender os efeitos da apropriação do discurso axiológico de formação integral por meio do esporte nas aulas de educação física escolar e nas atividades esportivas extracurriculares a partir dos sentidos e significados atribuídos pelos estudantes egressos de uma escola pública de tempo integral do Município de Vila Velha/ES. Tem como referencial metodológico o caráter exploratório, documental e a concepção qualitativa de desenho fenomenológico orientada pelos estudos de Sampieri, Collado e Lucio, (2014). Concluímos que as dimensões axiológicas da formação integral por meio do esporte atribuídas pelos estudantes egressos possuem princípios capazes de gerar efeitos na vida dos participantes. No entanto, constatamos que esse processo, de forma dinâmica, poderá sofrer impactos de caráter interno (sentidos e significados dos participantes) e externos (dinâmicas das aulas e ação docente). Neste contexto, destacam-se ‘saúde e qualidade de vida’, ‘experiência e competição’, ‘valores e virtudes’ e, ‘socialização e capital social’.