Resumo

O estudo objetivou mapear as produções científicas sobre ginástica na Educação Física Escolar (EFE) com o objetivo de caracterizar a produção de conhecimento em relação aos eixos de pesquisa e às etapas de ensino da educação básica abordadas nos estudos. A pesquisa incluiu artigos, teses e dissertações, encontrados nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Scielo, Web of Science e SportDiscus. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 48 estudos. Os resultados mostraram que a produção científica sobre ginástica na EFE era crescente, embora o número de investigações encontradas não tenha sido significativo considerando o período abrangido (1980 a 2022). Houve predomínio de pesquisas voltadas à ginástica na EFE em sentido amplo, sem especificar modalidades ou campos de atuação da ginástica. Dentre os temas analisados, destacou-se a categoria “Questões didático-pedagógicas”, que abrange estudos que refletem sobre a prática pedagógica. Em relação às etapas da educação básica, o ensino fundamental predominou em termos de número de produções, mas com pouca especificidade ao abordar os conhecimentos dos anos iniciais e finais. Em síntese, foi possível mensurar a produção de conhecimento relacionado ao ensino da ginástica na EFE, favorecendo a compreensão de aspectos relacionados ao tema, encontrando lacunas nas pesquisas mapeadas que possam apontar caminhos para a produção científica, com vistas a a busca de melhorias constantes na prática da abordagem pedagógica dos professores de Educação Física.

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