Megaeventos esportivos, manifestações sociais e mídia: um estudo no facebook com professores em formação inicial
Por Silvan Menezes dos Santos (Autor), Giovani De Lorenzi Pires (Autor).
Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 15 - 30
Resumo
Os megaeventos esportivos tornaram-se realidade concreta para o povo
brasileiro e chegaram carregados de um discurso promissor de legado social,
cultural, de infraestrutura urbana e, principalmente, esportivo. São promes-
sas de que o país desfrutará de uma rica herança deixada pelas instituições
burocráticas do esporte (COI3
, FIFA4
, COB5
e CBF6
) organizadoras e promoto-
ras dos eventos juntamente com os três níveis de governo: federal, estadual e
municipal, este último das cidades que irão sediar jogos da Copa do Mundo
de futebol. Um discurso permeado por interesses políticos e econômicos pois
envolve cifras exorbitantes de recursos públicos e de patrocinadores oficiais, o
que acaba englobando também interesses diretos da indústria midiática por ser
detentora dos direitos de transmissão das competições e um importante espaço
de divulgação publicitária das marcas comerciais envolvidas no negócio.
Sob esse prisma de reciprocidade econômica entre o Esporte e a Mídia
(PIRES, 2006), coloca-se em pauta aspectos que passam a constituir a cultura
esportiva7
no país diante da década do esporte na qual estamos vivendo, desde
o Pan Rio/2007, passando pela Copa do Mundo FIFA/2014, até as Olimpíadas
Rio/2016. No caso específico deste estudo, direcionamos a interpretação do en-
trelaçamento dos dois elementos citados, na constituição dos significados do
Esporte no contexto dos megaeventos esportivos no país.
Há uma tensão sobre os possíveis impactos que essa década esportiva
no país pode acarretar para a prática pedagógica da Educação Física na escola
(BRACHT; ALMEIDA, 2013). Mais ainda, o campo tem pensado de que ma-
neira a política esportiva desenvolvida por conta da Copa e das Olimpíadas
valorizaria a Educação Física no projeto educacional da nação (MASCARE-
NHAS, 2012). Também se pergunta se esse é um momento de re-esportivização
da Educação Física escolar?
Em paralelo a problemática da relação e das implicações dos megaeventos
ao contexto da Educação Física, principalmente nessa perspectiva sociocultural do
esporte, sobre a qual falamos até aqui, consideramos também o contemporâneo
processo de transformação comunicacional que se convencionou chamar de “con-
vergência8
digital”. A formação de uma “cultura da convergência” que, segundo
Henry Jenkins (2009), de início, para ser compreendida, é necessário ter ciência do
momento de colisão entre velhas e novas mídias, do cruzamento entre a indústria
midiática e a mídia alternativa, além das novas interações de poder entre o produtor
e o consumidor do discurso midiático. Uma nova cultura dos meios que, para o pes-
quisador norte americano, envolve mais do que uma simples fusão tecnológica de
suportes, é uma transformação cultural que demanda participação social e traba-
lho intelectual coletivo.