Resumo

O estudo é desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Lazer, Esporte e Estudo do Corpo (LAPELEC), na UnU ESEFFEGO (UEG), na linha de pesquisa Corpo, Ritual, Performance e Educação Física.

Seu propósito é compreender os processos de evocação de memórias entre os congadeiros da Vila João Vaz (Goiânia-GO), identificar quais conceitos de memória e memória corporal comparecem na produção acadêmica em Educação Física, além de analisar os processos de evocação de memórias entre os congadeiros e como estas se relacionam com suas práticas corporais.

Nos aspectos metodológicos, recorremos às noções do interacionismo simbólico, por meio da realização de pesquisa etnográfica (Gil, 2008). Os instrumentos a serem utilizados para a coleta de dados é a observação, registros em caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e estudo bibliográfico.

Os resultados preliminares do estudo indicam que parte das memórias evocadas pelo grupo são manifestadas por meio de suas práticas corporais, também ocorrendo pela oralidade, ainda que de forma secundária. Observou-se que suas danças, cantos e danças servem como demarcadores identitários entre os diversos grupos que participam da festa.