Modalidades de atividades físicas e a participação do autista

Parte de Possibilidades de atividades físicas e recreativas para pessoas com transtorno de espectro autista . páginas 24 - 30

Resumo

Não existe modalidade de atividade física que um indivíduo com TEA não seja capaz de participar, o que geralmente acontece quando há resistência é que possivelmente, alguma informação foi perdida na comunicação entre professor/aluno, ou seja, na maneira como é explicada e conduzida a aula de alguma modalidade específica. Portanto, compreendendo que qualquer indivíduo com TEA tem capacidade para aprender e realizar diversas modalidades, serão abordadas algumas mais comuns e que trazem grandes benefícios, visto que influenciam no desenvolvimento psicomotor e social desses indivíduos. 1 | A DANÇA A dança como instrumento de aprendizagens é substancial, não apenas para a formação da capacidade artística como para a integração social. Isto porque a dança contribui para o desenvolvimento de estímulos táteis, visuais, auditivos, afetivos, cognitivos e motores. Por meio dela também são trabalhados aspectos ligados a socialização, criatividade e política. Entende-se por dança todo e qualquer movimento corporal, dependendo apenas do corpo e da vitalidade humana para ser realizada, criando uma harmonia própria. A dança pode existir para os sujeitos com ou sem deficiência, atua como forma de manifestação artística, divertimento, cerimônia, mas também como favorecimento das ações motoras, da integração, do conhecimento corporal e da coletividade. Abordar a dança como uma das formas de inclusão e participação de crianças que possuem TEA não envolve uma atividade simples de ser concluída, uma vez que o sujeito em questão apresenta limitações quanto à interação com o espaço, o som, com outros sujeitos, bem como a dificuldade de executar determinados movimentos a depender do grau de autismo.