Natureza e Educação dos Sentidos: Forjando Novas Sensibilidades no âmbito da Educação Para Todos (brasil e Espanha, Finais do Séc. Xix e Início do Séc. Xx)
Resumo
Na esteira do plural movimento que pretendeu renovar a educação nas décadas finais do séc. XIX e nas iniciais do séc. XX localizamos pistas de prescrições
que pretendiam ter um caráter universal. Algumas ênfases tiveram grande impacto em diferentes países, tais como, a educação estética, a educação pela experiência, a educação para a paz, a educação física, além de um às vezes genérico retorno à natureza, que visavam fortalecer o que chamamos de uma educação dos sentidos. Partindo das pistas localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis, nesse espaço me ocuparei apenas de uma das suas expressões, aquela que aqui denomino “retorno à natureza”, ciente que uma educação dos sentidos mobilizou e mobiliza inúmeras possibilidades de pensar os processos de formação, os quais às vezes estão diretamente relacionadas com aquilo que hoje denominamos lazer, que freqüentemente alimenta o mito de um retorno à uma natureza pretensamente imaculada.