Novo ensino médio de Minas Gerais: tematizando as Congadas como subversão nos espaços/tempos nas aulas de Educação Física
Por Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
Percebemos o advento do neoliberalismo na educação por meio de diversas políticas educacionais que buscam a formação acrítica da classe trabalhadora. Em vista disso, acreditamos na potencialidade e na necessidade de abordar temáticas da cultura corporal que valorizem a cultura negra.
OBJETIVO: O estudo pretende apresentar um relato de experiência de um processo pedagógico com a temática Congadas, apresentando possibilidades de subversão às propostas educacionais alinhadas ao neoliberalismo.
MÉTODOS: O presente estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa e, como forma de coleta de dados, foi utilizado o diário de campo. Nesse sentido, apresentamos um relato de experiência de uma proposta pedagógica, contendo 13 aulas, realizada com duas turmas da segunda série do Ensino Médio.
RESULTADOS: Reconhecemos a importância de se abordar temáticas advindas da cultura africana e afro-brasileira na escola, e o trabalho com as Congadas foi potencial para que os(as) estudantes valorizassem culturas que, muitas vezes, são marginalizadas e se compreendessem como parte do grupo que sofre com as explorações presentes na sociedade capitalista.
CONCLUSÃO: Embora a temática e a abordagem tenham ocorrido com embasamento crítico, a realidade em que estamos inseridos(as) não segue tal perspectiva, pois o neoliberalismo vem avançando para a educação em busca da ampliação das formas de exploração da classe trabalhadora.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Produção, 2019.
BROOKE, N (Ed.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
CORSINO, L. N.; CONCEIÇÃO, W. L. Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, v. 11, 2016.
FERREIRA, A. P. As regiões brasileiras e o nosso patrimônio: experiência de educação patrimonial. Criar Educação, Edição Especial, 2016. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v0i0.2852
FESTA de São Benedito. Um século de resistência (Poços de Caldas/MG). Festa de São Benedito um século de resistência. Documentário. YouTube, 80 min. Estreou em 30 de jan. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=72bQVOcyzDw Acesso em: 10/05/2023.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais transformadores. Revista Espaço Acadêmico, n. 30, p. 1-7, 2003. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/58829/751375152024
JUCÁ, L. G.; MALDONADO, D. T.; BARRETO, S. M. Na corda bamba de sombrinha: a educação física no fio da história na base nacional comum curricular do ensino médio. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-17, 2023. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93798
LOPES, E. C. P. M.; CAPRIO, M. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9152
MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos. Curitiba: CRV, 2020.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, v. 9, p. 237-48, 1993. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v9n3/02.pdf
NEIRA, M. G. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, v. 53, p. 53-103, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/5552
RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROSAR, M. F. F. Movimentos sociais, educação e revolução. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução Russa. Campinas: Armazém do Ipê, 2017. p. 101-24.
ROVAI, M. G. O. Memória, tradição oral e publicização: manifestações culturais e patrimônio imaterial de congadeiros do sul de Minas Gerais. In: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral. Dimensões do público: comunidade de sentidos e narrativa política. Anais… Niterói: UFF, 2015. Disponível em: https://www.sudeste2015.historiaoral.org.br/resources/anais/9/1431716890_arquivo_simposiotematicotexto.pdf
SOUZA, E. F.; REIS, M. C.; MENEZES, V. G. Política de educação das relações etnicorraciais: especificidades e caminhos da legislação Brasileira. Revista Reflexão e Ação, v. 21, p. 8-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3286
SOUZA, M. J. Reinado e poder no sul das Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza, 2015.
VASCONCELLOS, S. C.; FRANCISCO, A. L. Uso do diário de campo em investigações no ambiente escolar: A construção de uma metodologia. In: IV Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e VI Simpósio Internacional de Educação e Comunicação – Vol. 2 (Educação). Anais… Aracajú: Universidade Tiradentes, 2015, p. 411-3. Disponível em: https://ludomedia.org/publicacoes/livro-de-atas-ciaiq2015-vol-2-educacao/