O Cinema Atual e Sua Aplicabilidade no Contexto da Educação Física Escolar
Por Djavan Antério (Autor), Ana Aparecida Almeida de Souza (Autor), Alana Simões Bezerra (Autor), Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O cinema atual passa por uma “onda tecnológica” que vem assolando o cenário cinematográfico mundial. São avançados efeitos especiais e roteiros mirabolantes que encontram na tecnologia o principal canal de comunicação com seus espectadores. Abordarmos neste trabalho a vertente que diz respeito ao processo crítico-reflexivo-educativo desencadeado pela Arte Cinematográfica. Em recente crônica, o cineasta, crítico e escritor brasileiro Arnaldo Jabor trata dessa temática que vem causando polêmica principalmente para os tradicionais amantes da “Sétima Arte”. Nosso estudo delineou-se nas falas deste jornalista, por meio de recortes de frases e palavras que consideramos salutar para um processo dialético, proveitoso e abrangente. Objetivamos elencar uma discussão reflexiva acerca do “cinema atual” e sua aplicabilidade no contexto da Educação Física escolar, traçando uma conexão sobre pontos que consideramos pertinentes para nossos estudos sobre educação e cinema. Partimos da premissa de que algo sempre será desencadeado ao se assistir a um filme, podendo perfeitamente ser vinculado a uma assimilação/reflexão crítica e educativa