Resumo

O presente estudo visou desnudar as concepções de ensino e Educação Física embutidas no currículo do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta iniciativa pretendeu dar início a algumas reflexões, a fim de subsidiar futuras reformulações no âmbito pedagógico-educativo. A abordagem metodológica que possibilitou buscar um aprofundamento contextualizado da realidade foi fundamentada pela fenomenologia e hermenêutica. Para tanto, buscou-se a observação participativa em aulas teóricas e práticas, filmagens destas para estudo minucioso posterior, entrevistas com questões referentes às aulas, elaboração da biografia esportiva dos respectivos professores, além do estudo da documentação de implantação e funcionamento preliminar do referido Curso. As informações coletadas deixaram transparecer as seguintes fisionomias legitimadas pelo Curso: a relação professor-aluno favoreceu unilateralmente as decisões do professor, inibindo a efetiva participação do aluno; esporte e Educação Física se confundem pela ênfase ao padrão último do movimento relativo ao esporte convencional; as aulas tendem a assemelhar-se a sessões de treinamento, internalizando, no aluno, formas tipificadoras de abordar o movimento; a interdisciplinaridade é inexistente assim como a relação teoria-prática se dá de maneira abstrata e superficial; conseqüentemente, o aluno tende a agir de forma submissa e acrítica. Em síntese, o Curso atua como legitimador e reprodutor da ideologia hegemônica, sedimentando o "status quo".

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