O Ensino de Valores e Atitudes no Desenvolvimento dos Esportes: Perspectivas de Professores de Educação Física
Por Emanuely Andreoli Monteiro (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Mesmo com as constantes mudanças nos modos de compreender e fazer a Educação Física enquanto componente curricular, podemos notar nas aulas que ainda vigora um ensino das modalidades esportivas centrado exclusivamente no desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas, envolvendo, mais recentemente, também conhecimentos históricos e técnicos. Ainda assim, segue sendo comum, a manifestação de que valores como cooperação, solidariedade, respeito, disciplina são aprendizagens que os professores de Educação Física dizem desenvolver nos alunos. Objetivo: Compreender como os professores, atuantes nos anos finais do ensino fundamental, ao trabalharem com unidades temáticas que tematizam os esportes nas aulas de Educação Física, ensinam valores e atitudes aos estudantes. Metodologia: A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva-interpretativa, teve a coleta realizada por meio de entrevista semiestruturada com cinco professores da rede pública estadual que atuavam nos anos finais do ensino fundamental, e o aceite da pesquisa aconteceu através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Os professores diziam se apoiar nos documentos normativos para desenvolverem esse ensino, mas acabavam se valendo mais de suas experiências devido às poucas informações trazidas por tais documentos. Uma dificuldade para se trabalhar os valores e atitudes durante as aulas de Educação Física tem sido a influência da mídia e da sociedade, na medida em que a ligação destes com o esporte de alto-rendimento reforça preconceitos presentes dentro da sociedade. Conclusões: Para que o ensino de atitudes e valores aconteça, articulado ao ensino dos esportes, deve haver a sistematização desses conhecimentos, em especial em políticas públicas educacionais, bem como, em cursos de formação continuada organizados pelas secretarias de educação tanto dos municípios quanto do estado de São Paulo. Este processo de sistematização envolve, dentre outros aspectos, os modos de se avaliar estas aprendizagens de maneira que elas deixem de ser incidentais e passem a ser intencionais.