O Esporte Educacional Como Tema da Produção de Conhecimento no Periodismo Científico Brasileiro: Uma Revisão Sistemática
Por Nadson Santana Reis (Autor), Samir Almeida Santos (Autor), Fernando Henrique Silva Carneiro (Autor), Wagner Barbosa Matias (Autor), Pedro Fernando Avalone Athayde (Autor), Fernando Mascarenhas (Autor).
Resumo
O estudo analisa a produção acadêmico-científica da Educação Física e Ciências do Esporte sobre o esporte educacional no Brasil. Para isso, foram selecionados artigos científicos de periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre a promulgação da Lei Pelé e sua última regulamentação (Decreto nº 7.984/2013). Foram analisados 19 artigos, agrupados por três categorias gerais: a) Formação Esportiva na Escola; b) Esporte e Inclusão Social em Projetos Socioeducativos; e c) Política do Esporte Educacional. Os resultados apresentam a concepção adotada sobre esporte educacional, as opções metodológicas, bem como o caráter analítico e a dimensão propositiva dos estudos. As considerações apontam a necessidade de revigoramento da produção científica sobre o tema.