Resumo

A presente pesquisa trata das relações entre as políticas setoriais de Esporte Educacional e as demais dimensões do esporte dentro de um sistema esportivo em construção no Brasil, buscando compreender qual é a intersetorialidade indicada nos documentos oficiais, descrita conceitualmente na formulação das Políticas Públicas de Esporte Educacional do Governo Federal, criadas a partir de 2003 e que dispõem de algum relatório de avaliação. Para atender a este objetivo, foi necessário compreender o papel do Esporte Educacional no Sistema Nacional de Esporte, utilizando-se a intersetorialidade como a forma de operacionalização da Política Pública de Esporte, com vistas a uma possível articulação entre as manifestações esportivas e na definição das ações públicas implantadas no Brasil no período selecionado. Trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, abordada de forma exploratória e descritiva, em que foram analisados dados e informações constantes nos documentos oficiais referentes às políticas públicas do Estado brasileiro que têm alguma relação com o Esporte Educacional, visando identificar nestes a intersetorialidade. Pelos indícios encontrados durante a pesquisa, conclui-se que existe a necessidade da reconfiguração da gestão na esfera pública, incluindo a avaliação das formas de organização e de regulação dos serviços prestados, caracterizando um novo relacionamento entre o governo e a sociedade civil, focalizando também o Esporte Educacional como um elemento indispensável ao desenvolvimento social. A intersetorialidade surgiu nos documentos garimpados como um princípio e uma estratégia de gestão adequada às políticas públicas de promoção do direito ao esporte. Pode-se afirmar que a efetiva implementação da Política de Esporte Educacional, utilizando-se a intersetorialidade como estratégia dentro do Sistema Nacional de Esporte, depende ainda de uma intervenção com estratégias de ação pertinentes à obtenção de conhecimentos e informações quanto à rede de ações e programas esportivos disponíveis (podendo ser serviços públicos, não governamentais, oriundos de associações, movimentos sociais e até mesmo do mercado). Constatou-se ainda que, a efetivação de um amplo diagnóstico possibilitará ao Sistema Nacional de Esporte definir soluções integradas na dinâmica da administração pública brasileira. 

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