Resumo

O presente trabalho está inserido em um estudo maior sobre a temática «Estágio Curricular na Formação de Professor». O objetivo principal neste momento, caracterizou-se pela reflexão da opinião dos orientadores sobre este estágio, visando a melhoria desta atividade. Utilizou-se comometodologia, o estudo de caso, mesclando método quantitativo como qualitativo na interpretação dos dados. Das informações dos orientadores obteve-se os seguintes resultados: Orientar alunos propicia auxiliar na formação profissional e receber auxílio; valorizam nos alunos, dedicação, disponibilidade, caráter, simpatia, preparação técnica; nível de satisfação em orientar refere-se à reflexão da própria prática; estagiário aprende programar, explicar, avaliar, conduzir turma, praticar aprendizagem; estagiário prepara, desenvolve, avalia atividades, observa e aplica o trabalho, atende individualmente alunos; ser bom orientador necessita entusiasmo, domínio de conteúdo, habilidade técnica, vocação, conhecimento do programa de estágio; orientador necessitaria receber informações sobre orientação da Instituição formadora; estágio melhorará após reuniões com orientadores e coordenadores e com melhor preparação dos alunos durante formação. Sobre a análise pretendida concluiu-se que: Estágio estreita relacionamento entre comunidade/ universidade, traz novas idéias, aumenta satisfação dos orientadores; estágio acarreta como conseqüência aumento do dinamismo, criticidade, empatia, iniciativa, desejo de aprender, independência nos alunos; alunos saem para o estágio razoavelmente preparados em termos de conteúdo, conhecimentos metodológicose técnicos e conhecem poucodofuncionamento da Instituição na comunidade; alunos finalizam o estágio conhecendo perfeitamente o funcionamento da instituição, seguros em termos de conhecimento, com maior capacidade de planejar trabalho, integrados com outros profissionais, capacitados para assumir turmas e identificar necessidades dos alunos.