O estágio supervisionado em educação Física em uma perspectiva semiótica A partir da produção de imagens: Aproximações teórico-conceituais
Por Diego de Sousa Mendes (Autor), Mauro Betti (Autor).
Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 205 - 216
Resumo
O presente artigo busca explorar aspectos conceituais da Teoria Semiótica
do filósofo Charles Sanders Peirce2
para o trabalho de produção e análise de
imagens no componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Físi-
ca. Isto porque, a partir de uma compreensão singular da fenomenologia e as-
sentada na lógica da representação, a Semiótica estuda “como são constituídos
os fenômenos, o que esses significam e como se fazem representar por meio de
diversas linguagens” (SILVA; ROMANINI, 2014, p. 107), explicitando o papel e
a função dos signos na comunicação. Sendo assim, acreditamos que o entendi-
mento de como o fenômeno das práticas pedagógicas se constitui, é significado
e representado nos estágios em Educação Física possa ajudar na experiência de
formação dos futuros professores dessa área, em especial no que diz respeito a
capacidade de análise de suas próprias práticas pedagógicas.