Resumo

As novas diretrizes curriculares para os cursos de formação inicial, sobretudo para as licenciaturas e para a educação física, fomentaram a reestruturação da preparação profissional na área e, nesse contexto, o estágio curricular supervisionado se tornou foco das alterações motivadas pela legislação. Sendo assim, estabelecemos como objetivo geral dessa pesquisa mapear como ocorre o estágio supervisionado em cursos de Licenciatura em Educação Física no Norte do Paraná, após as reformulações curriculares decorrentes da promulgação das Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004. Para cumprir com esse objetivo utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, na qual participaram cinco coordenadores de estágio de cinco instituições de ensino superior (IES) do Norte do Paraná, sendo três públicas e duas privadas e trinta e três egressos que atuam na educação básica formados em cursos de licenciatura em educação física dessas instituições, nos anos de 2008 a 2011. A coleta de dados foi efetuada por meio da análise dos regulamentos de estágio das IES, entrevista semi-estruturada com os coordenadores e questionário com os egressos. Os resultados do estudo indicaram que as mudanças ocasionadas mediante as reformulações curriculares estão focadas mais diretamente no aumento na carga horária que refletiu, de acordo com os coordenadores de estágio, em um maior tempo de vivência no ambiente escolar, proporcionando diferentes experiências nas várias etapas da educação básica e de todo o cotidiano da escola. Os regulamentos de estágio das IES demonstram que somente uma das instituições pesquisadas cumpre a carga horária de 400 horas e que uma IES inicia seus estágios após o período exigido pelas resoluções. Contudo, a partir da visão dos egressos, o curso de licenciatura atendeu à expectativa quanto aos aspectos necessários para ministrar aulas em escolas e o estágio curricular supervisionado proporcionou conhecimentos e momentos importantes para auxiliar em sua prática docente, como a articulação dos conhecimentos adquiridos no decorrer da formação e a reflexão sobre as diversas vivências. Mediante os dados encontrados, verifica-se a necessidade de uma constante revisão da organização do estágio por parte de todos os atores envolvidos no processo de formação com o intuito de aprimorá-lo. Ainda, recomenda-se a realização de novas pesquisas sobre o assunto, visando aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física de forma que este possa atender de forma satisfatória a preparação do futuro professor que irá atuar na realidade escolar.

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