O Futebol no Lazer dos Estudantes do Interior de Minas Gerais
Por Mateus Alexandre Silva (Autor).
Resumo
Este trabalho tem por objetivo estudar qual a posição ocupada pelo futebol como prática de lazer em cidades com menos de 10.000 habitantes, futebol vivenciado de forma prática e/ou de forma virtual. Este trabalho concorda com MARCELLINO (2007), onde afirma que o lazer pode ser compreendido como cultura vivenciada (praticada, fruída ou conhecida), no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares, sociais, combinando os aspectos tempo e atitude. Em se tratando de futebol, que é um jogo plural, o apelo por sua apreciação se dá de várias formas: futebol nos estádios, na televisão – nos consoles e demais plataformas digitais –, nas discussões de botequim, na pelada de rua, no rádio, nos campos de várzea, no sentimento nacionalista em época de Copa do Mundo, nos álbuns de figurinhas, nas manifestações das torcidas, enfim, na nossa cultura (RODRIGUES, 2001). O futebol é irrefutavelmente uma vivência de lazer, graças ao apreço que lhe é designado, tem uma representatividade muito grande nas escolhas de qual atividade desenvolver na hora do lazer. O interesse por desenvolver esse trabalho veio do baixo número de produção encontradas que contemplem os elementos, futebol, futebol virtual, cidades do interior, lazer. Com base em dados, que apontam para a pouca ocorrência em municípios de menor população, de equipamentos mais comuns em regiões metropolitanas como cinemas, teatros, museus, shoppings (BRENNER; DAYRELL; CARRANO, 2008), foram selecionadas cidades do interior de Minas Gerais com menos de 10.000 habitantes, e como delimitador regional foram selecionados municípios sob jurisdição da Secretaria Regional de Ensino de Pará de Minas (MG). O mesmo estudo faz um apontamento interessante sobre o surgimento de equipamentos culturais, como os provedores de internet e os equipamentos audiovisuais, demonstra a evolução da incidência de novas tecnologias orientadas para o uso pessoal ou doméstico. Esse apontamento abre um precedente para a entrada do futebol virtual, dos games, completando um quadro ainda indissociável quando relacionado com o futebol da prática física. Dentre os objetivos, estão dimensionar o lugar do futebol no lazer de estudantes do Ensino Médio de cidades com até 10.000 habitantes; listar as opções de lazer virtual acessadas pelos estudantes das cidades investigadas; analisar a relação dos sujeitos com jogos virtuais de futebol no campo estudado; avaliar o gosto e a motivação pela prática do futebol, bem como os meios que se dá a apreciação do torcer no campo investigado. Os sujeitos da pesquisa serão estudantes do Ensino Médio, matriculados nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos, de ambos os sexos. A investigação utilizará uma pesquisa autoaplicável, que será distribuída no horário de aula a todos os alunos que se disponibilizarem a responder. Os dados serão tabulados e tratados com o pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS-IBM) para Windows, versão 21.0, que é um instrumento de análise de dados utilizado em pesquisas sociais.