Resumo

Estudo de natureza epistemológica, a presente dissertação teve como objetivo fazer uma análise da produção científica da Educação Física. Optou-se por compreender a produção intelectual da área através da análise de dissertações e teses dos programas de pós-graduação, recomendados pela CAPES, em Educação Física. Tendo em vista o aumento dos programas de pós-graduação stricto sensu na área, esta investigação foi feita no recorte temporal que compreendeu os anos de 2001 a 2010 com os PPGEF que possuíam cursos de Mestrado e Doutorado à época. Os PPGEF selecionados para avaliação foram os das seguintes instituições: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. Para a coleta de dados foram recuperados os resumos de todas as dissertações e teses e, eventualmente, o trabalho completo, de cada programa no período especificado. A análise dos dados foi realizada mediante a classificação de cada trabalho a partir das abordagens metodológicas (nomotética, interpretativa e intervenção social) propostas por Gaya (2008) e dos enfoques temáticos (biodinâmico, sociocultural e pedagógico) encontrados em Manoel e Carvalho (2011). Os resultados gerais, soma das dissertações e teses, para as abordagens metodológicas, apontaram a predominância da abordagem nomotética, seguida da interpretativa e não ocorrência para a intervenção social. Em se tratando dos enfoques temáticos, os resultados constataram superioridade numérica de trabalhos com enfoque temático biodinâmico, seguido pelo enfoque sociocultural e, em menor proporção, o enfoque temático pedagógico. O retrato de uma década demonstra que ainda há hegemonia da vertente biodinâmica na EF e que o enfoque temático pedagógico vem sendo pouco privilegiado na produção científica de dissertações e teses da área. Contudo, nuances desses resultados foram detectadas conforme a organização interna do PPGEF e merecem ser problematizadas.

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