O Perfil Dos(as) Treinadores(as) Esportivos(as) de Associações Atléticas Acadêmicas da Universidade Federal de Goiás
Por Eugênio Lopes dos Santos Junior (Autor), Maycon Ornelas Almeida (Autor), Ana Karla Rodrigues Pereira (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A temática da formação e atuação do(a) treinador(a) esportivo(a) têm adquirido cada vez mais relevância no campo das investigações científicas, o que tem contribuído para a construção de um acervo teórico capaz de orientar e qualificar o processo formativo deste profissional, inclusive no ambiente do esporte universitário. Objetivo: Investigar o perfil dos(as) treinadores(as) esportivos(as) das Associações Atlética Acadêmicas (AAAs) vinculadas à Universidade Federal de Goiás, em função das características pessoais, formação, atuação profissional, preferências formativas. Metodologia: Para a coleta de dados foi elaborado um questionário envolvendo 50 questões, o qual reuniu respostas de 37 treinadores(as). Os dados foram analisados com base nas técnicas de estatística descritiva e análise temática. Resultados: Os resultados evidenciam a predominância de treinadores homens, jovens (entre 20 e 30 anos), pardos ou brancos. Do total, 54% são formados em Educação Física, 41% são estudantes de Educação Física e 5% possuem formação em outros cursos. A maioria atua com esportes coletivos (89,19%), tem até três anos de experiência com AAAs (58,46%) e não tem no trabalho com AAAs a principal fonte de renda (86,49%). A formação universitária, os estudos independentes, a vivência profissional e a conversa/trabalho com outros treinadores estão entre as maiores preferências formativas. Conclusão: Conclui-se que o meio investigado possa ser considerado um ambiente capaz de promover experiências para jovens treinadores(as), e em especial os indivíduos ainda em formação, o que nos leva a considerar estes espaços como possíveis meios oficiais da formação inicial por meio de ações sistematizadas institucionais.