O processo histórico da abordagem da saúde na formação em Educação Física

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 25 - 44

Resumo

A Educação Física brasileira, embora com peculiaridades, sempre esteve vinculada aos movimentos internacionais e contou com médicos, educadores e militares enquanto promotores e ativistas em suas formulações e implementações. Isso se deu especialmente no processo de sua institucionalização, marcado por sua presença nas escolas e em cursos de formação especializados, que posteriormente tornaram-se escolas de Educação Física. Tratava-se de um projeto identificado com os valores de uma modernidade de características específicas do contexto cultural brasileiro (OLIVEN, 2001), mas, ainda assim, identificado com o projeto europeu de “desenvolvimento” social. Esse projeto, ainda em processo, é muitas vezes rechaçado ou enaltecido por diferentes atores na sociedade brasileira, onde a educação física da população, em especial dos jovens, era uma das estratégias idealizadas. A historiografia dedicada à Educação Física escolar produziu vários estudos que relacionaram sua institucionalização no currículo com objetivos nacionalistas, militares e, também, a projetos modernos de desenvolvimento da saúde, da raça e da nação. Corpos higienizados pela crença em pedagogias sustentadas pelo discurso científico como progenitor de caminhos seguros de civilidade e progresso social.