Resumo

Objetiva analisar os sentidos atribuídos, por alunos egressos do grupo PET do curso de Educação Física de uma universidade, às práticas e experiências vivenciadas, bem como suas implicações para a formação acadêmica, profissional e social. Apropria-se da teoria da Relação com o Saber como suporte teórico e de análise, também assume a racionalidade da história cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa. Como fontes, utiliza documentos e registros localizados nos arquivos do PET EF além de entrevistas filmadas, realizadas com 28 bolsistas que fizeram parte do programa entre 1994 e 2018. Possui um roteiro semiestruturado com 11 questões abertas para produção dos dados. As análises demonstram que o perfil de um aluno que busca o Programa é amplo e que a maioria enxerga nele a potencialização de suas experiências práticas e acadêmicas dentro do curso em que se insere. O PET passou por transformações significativas ao longo dos anos e, assim, a produção de sentidos sobre os saberes apropriados e as repercussões na formação dos entrevistados se mostrou com diferentes centralidades. Observamos que, no caso da Educação Física, o aperfeiçoamento para uma melhor formação acadêmica e a apropriação de conteúdos diversificados foram as principais contribuições do PET EF apontadas nas narrativas dos entrevistados. Além disso, a qualificação profissional para atuação no campo de trabalho e o relacionamento interpessoal no convívio em grupo também foram captados nas falas. Outros participantes ainda apontam que não houve contribuição significativa do programa em suas formações.

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