O Programa de Educação Tutorial e a Educação Física: Alunos Egressos e as Relações com o Saber
Por Jean Carlos Freitas Gama (Autor), Omar Schneider (Autor).
Resumo
Objetiva analisar os sentidos atribuídos, por alunos egressos do grupo PET do curso de Educação Física de uma universidade, às práticas e experiências vivenciadas, bem como suas implicações para a formação acadêmica, profissional e social. Apropria-se da teoria da Relação com o Saber como suporte teórico e de análise, também assume a racionalidade da história cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa. Como fontes, utiliza documentos e registros localizados nos arquivos do PET EF além de entrevistas filmadas, realizadas com 28 bolsistas que fizeram parte do programa entre 1994 e 2018. Possui um roteiro semiestruturado com 11 questões abertas para produção dos dados. As análises demonstram que o perfil de um aluno que busca o Programa é amplo e que a maioria enxerga nele a potencialização de suas experiências práticas e acadêmicas dentro do curso em que se insere. O PET passou por transformações significativas ao longo dos anos e, assim, a produção de sentidos sobre os saberes apropriados e as repercussões na formação dos entrevistados se mostrou com diferentes centralidades. Observamos que, no caso da Educação Física, o aperfeiçoamento para uma melhor formação acadêmica e a apropriação de conteúdos diversificados foram as principais contribuições do PET EF apontadas nas narrativas dos entrevistados. Além disso, a qualificação profissional para atuação no campo de trabalho e o relacionamento interpessoal no convívio em grupo também foram captados nas falas. Outros participantes ainda apontam que não houve contribuição significativa do programa em suas formações.