Resumo

Este estudo tematiza o trabalho docente dos Professores de Educação Física que fazem parte de um coletivo contratado por uma escola da rede privada como “Professores de Escolinhas Esportivas”. Trata-se de uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada de educação no Município de Porto Alegre orientada pelo seguinte problema de conhecimento: quais as experiências docentes dos Professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre? Para responder a essa questão, como opção metodológica, escolhi percorrer essa travessia por meio de uma pesquisa narrativa, o trabalho de campo perdurou entre os meses de outubro a dezembro do ano de 2019, e foram realizadas entrevistas, observações participantes, análise de documentos e narrativas de quatro Professores colaboradores desse estudo. A partir das interpretações e das narrativas dos docentes foi possível compreender que os Professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e estão fortemente ligadas a cultura escolar em que estão inseridos. Os colaboradores desse estudo ensinam esporte em uma escola específica, com o reflexo da cultura social dessa determinada comunidade e vinculada a um contexto particular que marcam seus processos formativos. Além disso, é válido ressaltar que um outro fator contribuinte para os sentidos que estão vinculados o ensino do esporte dentro das atividades esportivas opcionais é a relação que esse professor estabelece com sua turma, com o coletivo docente da escola, coordenadores e comunidade escolar em geral. Como seres sociais, culturais e históricos dentro do contexto o qual estão inseridos constroem saberes e sentidos únicos no trabalho docente, cada professor passa pela própria experiência e constrói uma subjetividade, intransferível e própria.

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