Oficina virtual “corpos-escritos-escrevem” integrando possibilidades midiáticas para formação e atuação na Educação Física
Por Tatiana Passos Zylberberg (Autor), Lucas Gabriel de Sousa Laurindo (Autor), José Mateus Lima Santos (Autor).
Resumo
Na pandemia tivemos de encontrar novas formas de esperançar, ensinar-aprender, vivenciar o corpo e fortalecer redes de aprendizagem por intermédio dos recursos digitais. O projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) “Crônicas, Corpo e Cotidiano: esperançar em tempos pandêmicos utilizando recursos educacionais abertos” convidou profissionais de outras instituições de ensino para colaborar nessa formação online. A proposta descrita neste artigo apresenta a oficina virtual “Corpos-escritos-escrevem”, a qual foi preparada e ministrada pela equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para fomentar a escrita de crônicas sobre o corpo, propusemos uma programação assíncrona, a qual deveria ser concluída antes do encontro síncrono e tinha a intenção de possibilitar aos participantes o reconhecimento de memórias, valores, inquietudes e histórias em seus próprios corpos; e a programação síncrona, que aconteceu via Google Meet, e posteriormente, os participantes escreveram as crônicas. A experiência pode possibilitar a autoria sensível e criativa. Seja na infância, na fase adulta ou velhice, olhar para a história de vida do corpo é um ato de coragem e, essa é uma urgente tarefa educativa a qual pode ser realizada também de maneira virtual com diferentes recursos midiáticos, tanto na formação em Educação Física, quanto na atuação na escola.