Resumo

Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.

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