Os Sentidos da Escola na Atualidade a Partir de Significados Conferidos Por Docentes e Estudantes
Por Lisandra Oliveira e Silva (Autor), Bráulio Amaral Lourenço (Autor), Marlon André da Silva (Autor), Vera Regina Oliveira Diehl (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente texto é um recorte de uma pesquisa que objetiva compreender os significados construídos sobre a escola e a Educação Física (EF) a partir da narrativa de dois grupos centrais: o professorado, representado por docentes de EF; e estudantes, representado por jovens matriculados/as no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPA). Neste sentido, este escrito apresenta algumas reflexões acerca do marco teórico utilizado na pesquisa e que irá contribuir com as análises e as interpretações das informações obtidas no trabalho de campo da investigação. Com a realização dessa pesquisa objetivamos que, ao ouvir os dois grupos centrais, tenhamos possibilidade de explicitar a diferença da construção de sentidos sobre a escola conferidos por docentes e estudantes, propondo discussões que contribuam para que as perspectivas divergentes apareçam.