Resumo

Considerando o contexto atual dos processos de mudanças históricossociais que envolve a escola e a comunidade escolar e que gera efeitos na vida da escola e nas relações que nela acontecem, realizei esta Tese por meio da escuta e da compreensão dos sentidos construídos sobre a escola a partir das narrativas de dois grupos: o professorado, representado por docentes de Educação Física; e os estudantes, representado por jovens matriculados no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e que frequentam as aulas de Educação Física nas escolas. A Tese foi orientada pelo seguinte problema de conhecimento: Na atualidade, quais sentidos são conferidos à escola e à Educação Física pelo professorado dessa área de conhecimento e pelos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? Servindo-me de observações participantes, de registros em diário de campo, de entrevistas e de análise de documentos, como opções teóric - metodológicas, construí e aprofundei conhecimentos sobre os sentidos da escola a partir da perspectiva dos sujeitos que a constituem cotidianamente, nesse caso, sete docentes e doze estudantes. Assim, a partir das interpretações, dos argumentos e das narrativas de docentes e estudantes, foi possível construir as seguintes categorias interpretativas: (1) Escola e as relações com o conhecimento; (2) Escola e Educação Física; (3) Escola e os desafios vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, (4) Escola, mudanças e projetos; e (5) Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida. Foi possível perceber que os sentidos conferidos à escola na perspectiva dos estudantes podem ser considerados em três esferas: a escola como espaço para aprender cada vez mais; a escola que ajuda no futuro; a escola que possibilita escolhas e ajuda em seus projetos de vida. As aprendizagens construídas nas aulas de Educação Física e os sentidos conferidos pelos estudantes a esse componente curricular podem ser assim sintetizados: (1) práticas corporais e esportivas, (2) respeito, apoio e superação, (3) momento de liberdade do corpo, (4) saúde e possibilidade de cuidar do corpo, (5) lazer e a construção desse espaço no interior da escola e na comunidade. Para os docentes, os sentidos conferidos à escola e à Educação Física são múltiplos e estão pautados nas experiências e reflexões realizadas a partir de sua prática pedagógica e do que é possível realizarem nessas aulas; nos processos formativos; em suas histórias de vida; dentre outros elementos constitutivos da docência. A escola entendida como uma instituição educadora e assistencialista; um dos locais de construção de conhecimento; que possibilite a transformação da sociedade e a formação de estudantes críticos e reflexivos; que possibilite trabalhar de forma coletiva e interdisciplinar; que equilibre o conhecimento historicamente acumulado pela humanidade com a realidade vivida pelos estudantes, foram algumas das significações conferidas pelos docentes. É possível pensar que a Educação Física escolar vem constituindo-se componente curricular na escola, sendo percebida como um espaço capaz de insuflar discussões que sugerem uma busca de sentido, outrora preenchido pela atividade física e a prática hegemônica do esporte. Foi possível entender que o desafio humano de educar e participar do processo de formação e desenvolvimento de sujeitos - mediado pela construção de relações sociais - parece estar na pauta de uma prática social continuamente incompleta, inconclusa, dada a dimensão do inacabamento humano e as contingências da vida

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